10 de Outubro
Nesta segunda-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi celebrada a primeira vez em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio de 150 países.
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.
Em Portugal, existem cerca de 100 mil doentes esquizofrénicos, ou seja, cerca de um por cento da população nacional, números que acompanham a prevalência a nível mundial.
O seu início é geralmente precoce, afectando jovens entre os 16 e 25 anos.
O consumo de drogas ou o “stress” agravam a expressão da doença.
É uma doença mental caracterizada pela presença de alucinações, delírio e alterações várias nas capacidades de comunicação, afectos e pensamento.
Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde, todos os anos surgem entre 7 a 14 novos casos em cada 100 mil habitantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 54 anos. fonte: http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário