quinta-feira, 31 de maio de 2012

Faz mal tomar banho a seguir à refeição. Verdade ou mentira?!

Quantas vezes já ouviram: "Não podes ir nadar agora, estás a fazer a digestão?"



Depois de comermos, os vasos sanguíneos de todo o sistema digestivo dilatam, para que ocorra o processo de digestão e absorção dos nutrientes da comida. É por isso que ficamos sonolentos depois de comer bastante.


De acordo com algumas pesquisas efetuadas, o que se relata é que realmente pode acontecer algo negativo se se tomar banho depois de comer, mas tudo depende de um conjunto de fatores:
da quantidade de comida que se ingeriu,
da temperatura da água,
da constituição física da pessoa,
da atividade que vai desenvolver dentro de água (nadar, outros desportos que envolvam esforço físico).


Quando se ingere uma grande quantidade de comida, o corpo humano necessita de tempo para digerir esses alimentos, e se existir qualquer esforço físico, como nadar, o sangue que deveria ser irrigado para a região estomacal, será irrigado para os músculos, interferindo assim na digestão, que demorará mais tempo.

O mesmo se passa com a temperatura da água: se for muito quente o sangue será irrigado para a pele, funcionando com dificuldade na região estomacal.

Em caso de nadar no mar, piscinas, etc, o que poderá acontecer é que o sistema muscular não irá ter um bom fluxo sanguíneo, desencadeará câimbras intensas, com dores insuportáveis e imobilização da pessoa. Caso a pessoa esteja a nadar, poderá afogar-se.

Desta forma, não é aconselhável grandes esforços físicos, como correr, nadar, ou praticar desportos após a alimentação. Por estes motivos é que se diz que se deve repousar no mínimo durante duas horas após as refeições.

1 comentário: