domingo, 25 de março de 2012

As Plantas da Nossa Escola

 PINHEIRO MANSO


Nome e origem: pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo.

Caule:  Tronco coberto por casca espessa, castanho-avermelhada, depois acinzentada e profundamente fendida com a idade. Pernadas grossas viradas para cima; ramos em ângulo agudo, e raminhos curvos, de um tom cinzento-esverdeado-pálido. Ramificação densa verde intenso. Pode exceder os 78 metros de altura, embora normalmente seja de menor dimensão - entre 12 e 20 metros. Possui uma forma de sombrinha bastante característica, com o tronco curto e largo, culminando numa copa bastante plana.



Folhas: Folhas persistentes, em forma de agulhas que contêm canais resiníferos (resina), agrupadas aos pares com 10 a 18 cm de comprimento e 1.5-2 mm de largura, ligeiramente torcidas, agudas, encurvadas em goteira, flexíveis, luzidias, de cor verde-acinzentadas. Persistem três a quatro anos.
 
Flores: Possui flores masculinas e femininas distintas reunidas num mesmo pé. Flores masculinas dispostas em inflorescências amarelas com forma de espiga na base dos raminhos do ano; flores femininas, verdes, erguidas sobre curto pedúnculo, dispostas em inflorescências na extremidade do rebento anual. A floração ocorre de Março a Maio, enquanto que a maturação das pinhas dá-se três anos mais tarde.


Frutos: As pinhas ou cônes, são grandes de forma ovoídes, sub-globosas com 7-13 x 7-10 cm, de base plana,  primeiro são verdes, depois castanho-avermelhadas brilhante na maturação que dura três anos após a fertilização dos óvulos. As escamas possuem escudilho levemente piramidal, sob as quais se encontram duas sementes (pinhões) ovóide-elipsóides, de 1,5 a 2 cm de comprimento, com asa pequena e testa lenhosa. Frutifica a partir dos 15-20 anos.

Trabalho de: Jéssica, Audília, Miguel do 5º B 

Sem comentários:

Enviar um comentário