domingo, 25 de março de 2012

As Plantas da nossa Escola

Sobreiro


Nome: Sobreiro, Sobro, Sobreira ou Chaparro.

Origem: é uma árvore da família do carvalho, cultivada no sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é, juntamente com o Pinheiro-bravo, a espécie de árvores mais predominante em Portugal, sendo mais comum no Alentejo litoral e serras Algarvias.


 Utilidade: A cortiça extraída do tronco das árvores.A finalidade da cortiça é o fabrico de isolantes térmicos e sonoros de aplicação variada, mas especialmente na produção de rolhas para engarrafamento de vinhos e outros líquidos. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.

Caule: tronco robusto, com casca, a cortiça, que se renova depois de extraída.

Folhas: são ovadas, alternas, simples normalmente denticuladas; com 2 a 10cm de comprimento, verde-escuras e glabrescentes na página superior e cinzento-tomentosas (tem uma cobertura de finos pelos brancos) na inferior, persistentes.



Flores: Floração de Abril a Junho e parcialmente no Outono. As flores masculinas no extremo dos raminhos do ano anterior e as femininas na parte superior do raminho do ano, ambos em espiga verde-amarelado.



Fruto : É a bolota, fruto oval comprido com ponta coberta de veludilho, atinge a maturação no Outono, evoluindo de verde a castanho-avermelhada na maturação, com uma cúpula coberta de escamas triangulares, curtas e imbrincadas. Frutifica desde os primeiros anos.



Trabalho de : Belga e Carina 5ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário