segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Polinização

O que é polinização? A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie.

Existem dois tipos de polinização: a polinização direta ou autopolinização e a polinização indireta ou cruzada.
  • Polinização direta ou autopolinização: o grão de pólen cai sobre o estigma da mesma flor onde foi produzido. Esse tipo de polinização ocorre somente em flores monóclinas, porém estas realizam em sua maioria a polinização indireta. A polinização direta não é muito vantajosa para o vegetal, pois ela não permite a variabilidade genética.

  • Polinização indireta ou cruzada: grãos de pólen são transportados de uma flor para o estigma de outra flor de outro vegetal da mesma espécie. Esta polinização é considerada vantajosa pois permite a variabilidade genética. A polinização indireta exige a participação de um agente polinizador, os quais podem ser o vento, pássaros, insetos, morcegos, água, homem, entre outros.

Polinização anemófila: é a polinização através do vento. As perdas causadas por este transporte são compensadas graças a grande produção de pólen proporcionada pelas anteras e estigmas de tamanhos acentuados.


Polinização ornitófila: é realizada pelos pássaros. Nesse caso as flores são vistosas, apresentam nectários bem desenvolvidos e glândulas odoríferas.

Polinização entomófila: é realizada por insetos. Os insetos mais comuns são a abelha, a vespa e a borboleta. As flores entomófilas apresentam as mesmas características das flores ornitófilas.


Polinização quiropterófila: é realizada por morcegos que fazem visitas noturnas às flores para se alimentarem do néctar, do pólen e frutos, transportando assim, o pólen de uma flor para outra.

Polinização hidrófila: ocorre quando o agente transportador do pólen é a água.



Sem comentários:

Enviar um comentário