Celebrada no último dia 7 de abril, a data este ano tem como tema Nosso planeta, nossa saúde.
O tema é uma chamado à ação. Ainda nesta semana, um relatório da OMS revelou que 99% das pessoas no mundo respiram um ar insalubre – resultante principalmente da queima de combustíveis fósseis.
A agência de saúde da ONU também alertou que o mundo em constante aquecimento está vendo doenças transmitidas por mosquitos se espalhando mais e mais rápido do que nunca.
Eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade, degradação da terra e escassez de água estão deslocando pessoas e afetando sua saúde, enquanto a poluição e os plásticos encontrados no fundo dos oceanos mais profundos e nas montanhas mais altas do mundo estão cada vez mais entrando nas cadeias alimentares e nas correntes sanguíneas.
Além disso, os sistemas que produzem alimentos e bebidas altamente processados e pouco saudáveis estão gerando uma onda de obesidade, aumentando o câncer e as doenças cardíacas e gerando até um terço das emissões globais de gases de efeito estufa.
Essas crises de saúde e sociais estão comprometendo a capacidade das pessoas de assumir o controle de sua saúde e vida, de acordo com a OMS.
Sem comentários:
Enviar um comentário